![](https://static.wixstatic.com/media/712de8_62e8740ccc0e4a2cb89dcc375b81bb33~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/712de8_62e8740ccc0e4a2cb89dcc375b81bb33~mv2.jpg)
O hormônio cortisol é conhecido como o "hormônio do estresse" porque prepara nosso corpo para "fugir ou lutar" em situações de alto estresse.
Em nossos cérebros, temos um processador emocional chamado amígdala que, inicialmente, enviará um sinal ao hipotálamo quando sentir uma crise.
O cortisol é liberado por nossas glândulas supra-renais em resposta ao estresse. Quando nos sentimos ameaçados, nossos corpos produzem mais cortisol e adrenalina para nos preparar para a ação. Isso nos ajuda a reagir rapidamente a situações perigosas, como lutar contra um invasor ou escapar do perigo.
O cortisol também aumenta os níveis de açúcar no sangue para que você possa pensar com clareza e responder rapidamente.
Com o tempo, no entanto, o estresse crônico pode levar a altos níveis de cortisol em seu corpo – o que pode ser prejudicial ao longo do tempo se não for tratado adequadamente.
Altos níveis de cortisol podem levar ao ganho de peso ao redor da área da barriga, aumento da pressão arterial e risco de doença cardiovascular, diminuição da função imunológica e perda óssea (osteoporose), problemas de sono como insônia ou síndrome das pernas inquietas (SPI), ansiedade distúrbios como ataques de pânico e depressão.
Assim como também:
- a pressão arterial aumentada pode ocorrer um AVC e aneurismas.
- aumenta a coagulação do sangue e contrai os vasos cardíacos, crescendo a chance de um infarto.
- o estresse muda o nível de acidez do estômago. Em altas doses, isso significa azia, má digestão, gastrite e até a formação de uma úlcera.
- a tensão constante causa dores, principalmente no pescoço, costas e ombros, e um cansaço exagerado.
- chance de desenvolver doenças periodontais, que atingem os tecidos ao redor dos dentes, responsável por sua fixação.
- perda de libido.
- alterações menstruais.
- queda de cabelo.
- fadiga.
- entre outras doenças.
Com isso, procure aliviar o estresse. Procure por um médico, um psicólogo e psiquiatra.
Restaure a sua vida, pois somente você sabe o que está passando.
Comments