
Vamos dar continuidade no tema anterior, que espero que vocês tenham lido. :)
Nascemos, crescemos e nos desenvolvemos; e falamos.
Mas para muitos não é assim que acontece. Ao nascermos com uma patologia, ou até mesmo no decorrer do nosso desenvolvimento, podemos ser acometidos por um trauma, acidente, ou uma doença, seja ela motora ou . Desculpa psíquica/emocional; e com isso apresentarmos um distúrbio da comunicação.
O desenrolar da nossa existência é um grande mistério. Muitos de nós, quando crianças nos imaginamos sendo alguém no futuro: médico (a), professor (a), veterinário (a), vendedor (a); artista; ator ou atriz, cantor (a). E na grande maioria das profissões se faz necessário o uso da fala ou da voz profissional.
"Mas e se a fala apresentar um distúrbio?"
"A quem eu devo recorrer?"
"Tenho que tomar remédio?"
"Tem cura?"
Primeiro se acalme!
A primeira coisa é: procure um profissional.
E esse profissional é o FONOAUDIÓLOGO. E é esse profissional que irá te avaliar e te orientar a respeito das suas questões. A área da saúde, não é uma ciência exata, com isso baseado no levantamento de sua história (anamnese), e da avaliação é que o profissional vai lhe dizer como se dará o tratamento. Fará um tratamento exclusivo para você! Não temos receita de bolo. Atendemos de forma individual.
Sobre tomar remédios, isso irá depender da sua patologia, e o profissional fonoaudiólogo sempre atuará de forma multidisciplinar, e lhe encaminhará, se necessário, para avaliação de outros profissionais, sejam eles: neurologista, otorrinolaringologista, ortodontista, cirurgião bucomaxilofacial, cirurgião plástico, dentista, pediatra, psicologo, entre muitos outros.
UM CONJUNTO DE PROFISSIONAIS EM ATUAÇÃO PARA A SUA MELHORA.
Há cura?
Estamos tratando de um tema muito abrangente, por isso não falamos em cura de patologias; e sim falamos em melhora da qualidade de vida do paciente, falamos em remissão, e em reabilitação. Com isso nas outras postagens poderemos falar de uma patologia mais específica (deixe aqui nos comentários sobre o que você gostaria de saber).
A um estigma que o profissional fonoaudiólogo é aquele que faz caretas nos exercícios, ou fica apenas brincando com a criança ou até mesmo conversando. E sim por muitas vezes fazemos isso ou tudo isso, e isso vai depender da estratégia que está sendo utilizada, e acredite: FAZ PARTE DO TRATAMENTO.
Talvez este estigma que já existia tenha ficado mais evidente através do filme "O Discurso do Rei".
Quem não viu, vale a pena assistir, um belo filme.
Baseado em fatos reais, o filme retrata a história do príncipe Albert, que era acometido de gagueira persistente, que se iniciou na sua infância. Por causa da sua profissão, ele tinha que falar em público, foi ai que ele procurou ajuda de um fonoaudiólogo, que o ensinou que apesar da gagueira ele poderia ser um líder forte durante a II Guerra Mundial.
Acredite, eu não dei nenhum spoiler.
E fica como tarefa de casa, assistam o filme!
Espero por vocês nos comentários!
Até breve!
Comments