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Novos Marcos do Desenvolvimento Infantil

Foto do escritor: Lu AlvesLu Alves



Os marcos do desenvolvimento são sinais que você observa na criança de acordo com a idade, e que podem indicar se algo está indo bem ou não, é um guia, um balizador de como está indo o desenvolvimento, não serve como diagnóstico. Os marcos foram desenvolvidos para o uso das pessoas: pais, mãe, avós, etc.

Os profissionais usam os marcos, mas é mais importante que os pais saibam deles, para que os pais busquem ajuda, será um marco de atenção.

Os marcos que tínhamos eram de 2004. Estava muito obsoleto. E forma baseados por especialistas, e sem referência. Esta revisão do CDC de fevereiro, foi para corrigir o primeiro de 2004. Os estudos começaram antes da pandemia, ou seja, não foram atualizados por causa da pandemia.

No Brasil não há nenhuma atualização nacional, por isso nós utilizamos o CDC que é dos EUA.

4 grandes áreas foram descritas: social/emocional; cognitiva/aprendizado; comunicação/linguagem; desenvolvimento físico/aspectos motores; e estes não contemplam tudo que uma criança é capaz fazer, pois cada criança é um ser global. Tem que entender a criança como um todo e ver a sua evolução.

Os marcos foram desenvolvidos por um conjunto de 11 especialistas convidados pelo CDC: fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras, neuropediatras, pedagogos, neurologistas, entre outros.

O corte do marco de 2022, aumentou para 75%, e não mais de 50%. Ou seja, se um marco não está de acordo com a criança, este marco ausente (25%), é um alerta, e ele deve ser direcionado para avaliação.

Neste novo, acrescentou-se dois novos meses: 15 meses e 30 meses.

E agora temos: 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 1 ano, 15 meses, 18 meses, 2 anos, 30 meses, 3 anos, 4 anos e 5 anos.

Como pais, vocês conhecem melhor seu filho. Se seu filho não está atingindo os marcos para sua idade, ou se você acha que pode haver um problema com o desenvolvimento do seu filho, converse com o médico do seu filho e compartilhe suas preocupações. Não espere.

Alguns marcos foram retirados e outros incluídos, mantendo apenas marcos com evidências cientificas, com exceção de um, o marco do cantar, pois a maioria dos especialistas acharam importante manter mesmo sem evidência científica.


The Centers for Disease Control and Prevention’s (CDC) Learn the Signs. Act Early. program, funded the American Academy of Pediatrics (AAP) to convene an expert working group to revise its developmental surveillance checklists. The goals of the group were to identify evidence-informed milestones to include in CDC checklists, clarify when most children can be expected to reach a milestone (to discourage a wait-and-see approach), and support clinical judgment regarding screening between recommended ages. Subject matter experts identified by the AAP established 11 criteria for CDC milestone checklists, including using milestones most children ($75%) would be expected to achieve by specific health supervision visit ages and those that are easily observed in natural settings. A database of normative data for individual milestones, common screening and evaluation tools, and published clinical opinion was created to inform revisions. Application of the criteria established by the AAP working group and adding milestones for the 15- and 30-month health supervision visits resulted in a 26.4% reduction and 40.9% replacement of previous CDC milestones. One third of the retained milestones were transferred to different ages; 67.7% of those transferred were moved to older ages. Approximately 80% of the final milestones had normative data from $1 sources. Social-emotional and cognitive milestones had the least normative data. These criteria and revised checklists can be used to support developmental surveillance, clinical judgment regarding additional developmental screening, and research in developmental surveillance processes. Gaps in developmental data were identified particularly for social- emotional and cognitive milestones.






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©2022 por Luciana Alves. 

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