Do ponto de vista fonoaudiológico.
Público nos EUA: o TikTok tem mais de 130 milhões de usuários ativos. Desses, 60% são mulheres, 40% são homens, 60% têm entre 16 e 24 anos, 26% têm entre 25 e 44 anos e 80% têm entre 16 e 34 anos. Fonte: TikTok. Geração Z: 60% dos usuários do TikTok são da Geração Z, os criadores de tendências. (3 de ago. de 2021)
A Palavra TikTok, vem de uma onomatopeia, a alusão ao barulho do relógio, tique taque, o que demonstra algo rápido, vídeos curtos, fala rápida, ações breves de 15 a 60 segundos. A geração TikTok, é formada pelos adolescentes que nasceram já na grande onda das redes sociais, com uma grande exposição tecnológica, chamados também de geração Z.
E o que vem gerando este acúmulo de estímulos sonoros, motores, visuais entre muitos outros?
A marquesa de Dampierre, latia?
No início do século XIX, na França, a marquesa de Dampierre, apresentou a doença, Síndrome de Tourette, aos 7 anos de idade e persistiu com sintomas até o dia de sua morte, aos 80 anos de idade. Os sintomas consistiam em falar palavrões, fazer ofensas, seguidas de sons de latidos. A menina relatava não ter controle de suas ações.
Baseado no caso da marquesa da Dampierre o neurologista Gilles de la Tourette, 1885, começou a investigar casos semelhantes a estes, com maior frequência em pessoas do sexo masculino, com idade entre 7 e 10 anos, com sintomas intermitentes, de tiques de face ou extremidades superiores, como também de coprolalia (tendência incontrolável a usar palavras obscenas), ecolalia (repetição de palavras ou frases).
E denominou a Doença de Síndrome de Tourette, que costuma se manifestar na infância, caracterizado por movimentos repetitivos involuntários ou ruídos indesejados.
Vimos neste relato características bem parecidas com o que os adolescentes hoje em dia vêm apresentando; mas não podemos denominar esta nova “doença” como Síndrome de Tourette; já que as idades não corroboram com o caso estudado pelo Dr. Tourette, o sexo também, já que a “Síndrome TikTok" tem mais adesão em meninas, (elas gritavam as mesmas frases indefinidamente, aparentemente ao acaso, e exibiam movimentos bruscos ou oscilantes); morando em localidades diferentes.
E o que levou a este estudo?
Artigos publicados em revistas médicas, em Londres, mostraram um grande aumento de jovens que apresentaram início repentino de cacoetes motores e fônicos desde o início da pandemia. A prevalência da doença é em meninas de 12 a 25 anos.
Foi verificado que várias dessas meninas, que tiveram acompanhamento em consultórios, estavam “copiando” influenciadores com a Síndrome de Tourette, doença caracterizada por movimentos repetitivos involuntários ou ruídos. Elas usavam vídeos com a hashtag “#tourettes” no TikTok.
Esse mimetismo já foi descrito como "doença psicogênica em massa", mas costumava ocorrer em locais específicos. Porém, com as redes sociais o alcance é global.
Em agosto deste ano, o jornal especializado em neurociência, Brain, publicou um artigo intitulado: “Parem com isso! Não é Tourette, mas um novo tipo de doença psicogênica em massa”.
No artigo, os médicos da Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, especularam que uma doença psicogênica em massa, que se assemelhava a Tourette, estava a espalhar-se entre os adolescentes alemães.
“Uma doença psicogênica é quando as pessoas que estão em contato próximo desenvolvem sintomas semelhantes, mas sem nenhuma causa subjacente”, explicou a investigadora Kirsten Müller-Vahl.
O fenômeno observado pela equipe de Müller-Vahl – jovens com tiques de início súbito possivelmente relacionados com a exposição às redes sociais – foi observado por médicos ao redor de todo o mundo. “Vimos grupos de meninas adolescentes da mesma escola que desenvolvem tiques quase idênticos”, explicou a neurologista pediátrica do britânica Tammy Hedderly.
Da mesma maneira, nos EUA, a neurologista Caroline Olvera, viu um número crescente de jovens, principalmente menina, com tiques de início súbito.
Num artigo de investigação com base num estudo de mais de 3.000 vídeos de influenciadores de TikTok, a especialista escreveu: “Apesar de o estudo abranger diferentes países, 67,9% da amostra mencionou que os seus tiques de TikTok eram de outros criadores de conteúdo, e a maioria tinha o mesmo tique vocal”.
Os especialistas dizem que os tiques são “sugestionáveis”, o que significa que as pessoas com tiques costumam desencadear novos tiques umas nas outras. Ou seja, não é que o TikTok esteja provocando tiques nas pessoas; mas as redes sociais podem desencadear tiques em alguém que já é suscetível.
O que são Tiques?
Tiques são movimentos rápidos, abruptos, repetitivos e sem propósito, que ocorrem em virtude de uma disfunção nos núcleos da base. São involuntários, costumam ser precedidos por sensações premonitórias (sinais físicos ou mentais que avisam que está prestes a acontecer). Após, o mesmo, o sujeito pode experimentar uma sensação de alívio.
De forma geral, são classificados em dois grandes grupos:
Motores: piscar os olhos, fazer caretas faciais, retorcer o nariz e a boca, levantar os ombros, sacudir a cabeça, protruir a língua, tocar o rosto ou outra parte do corpo, morder os lábios ou outra parte do corpo, bater os pés, etc.
Vocais: pigarrear, estalar a língua, proferir sílabas ou palavras inapropriadas ao contexto de fala, mudar bruscamente o volume da fala, repetir a mesma palavra várias vezes, repetir palavras que outras pessoas disseram (ecolalia), falar palavras obscenas (coprolalia).
Alguns tiques podem ser confundidos com gagueira. Em relação aos motores, o engano mais comum é achar que o movimento está sendo feito para soltar a gagueira. Em relação aos vocais, o engano mais comum é não diferenciar o tique vocal da própria gagueira. A coocorrência de gagueira e tiques é frequente, não devendo, portanto, ser subestimada.
Tratamento:
Busque ajuda Neurológica, Psiquiátrica, Psicológica e Fonoaudiológica. Somente os profissionais estarão habilitados para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar para uma melhor qualidade de vida.
Bibliografia:
https://veja.abril.com.br/saude/a-geracao-tique-toque-na-era-das-redes-surgem-novos-tipos-de-cacoetes/
https://manualdamamae.com.br/
https://gagueira.org.br/gagueira-diagnostico-diferencial/diagnostico-diferencial
https://www.getmov.net/post/tiques-e-s%C3%ADndrome-de-tourette
https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/aumento-de-jovens-com-tiques-pode-estar-ligado-ao-tiktok-entenda
https://health.clevelandclinic.org/tiktok-causing-tics-in-teen-girls/
https://sol.sapo.pt/artigo/754890/jovens-estao-a-desenvolver-tiques-nervosos-e-a-culpa-pode-ser-do-tik-tok
Comments