
A fala é uma forma de comunicação exclusivamente humana que usa a vocalização para expressar pensamentos e sentimentos.
A vocalização é construída sobre o controle primoroso e coordenado sobre a respiração, fonação e articulação.
Historicamente, as habilidades motoras vocais aprimoradas de humanos têm sido atribuídas a alterações nos mecanismos periféricos de produção do som.
No entanto, estudos recentes de biomecânica laríngea descartaram essa explicação.
Em vez disso, modificações nos circuitos neurais centrais são a base provável das habilidades vocais aprimoradas dos humanos.
Aqui, foi usada uma abordagem comparativa para identificar as adaptações no córtex cerebral que fornecem um substrato para as habilidades motoras vocais aprimoradas de alguns macacos.
Os saguis exibem habilidades motoras vocais notáveis. Macacos não.
O que há no cérebro do sagui que permite sua habilidade no domínio vocal?
Através de exames do controle cortical de um músculo laríngeo que é essencial para a vocalização em ambas as espécie, descobre-se que, em ambos os macacos, múltiplas áreas pré-motoras no lobo frontal juntamente com o córtex motor primário (M1) são as principais fontes de impulso dissináptico para os motoneurônios laríngeos.
Duas das áreas pré-motoras, a área ventral 6 (área 6V) e a área motora suplementar (SMA), são uma fonte substancialmente maior de saída descendente em saguis.
Ou seja, as habilidades motoras vocais aprimoradas dos saguis se devem, em parte, à expansão da saída descendente dessas áreas pré-motoras.
Comments